Remédios caseiros no jardim

Como evitar pulgões com soluções naturais

O pulgão é uma das pragas mais comuns no jardim. Você pode encontrar inseticidas nas lojas especializadas, mas se prefere uma solução com menos química há opções bastante naturais para reestabelecer a saúde de suas plantinhas. Confira algumas delas a seguir.

Alho e cebola

Os pulgões são sensíveis ao cheiro de alho e de cebola. Por isso esses alimentos podem ser usados como inseticidas naturais.

COMO FAZER:

3 cebolas médias

5 dentes de alho

1 litro de água.

Com um espremedor de alho, esprema os alhos e as cebolas. Misture na água. Passe a mistura em uma peneira e coloque-a no borrifador e borrife nas plantas atacadas por pulgões.

Por ser uma receita natural, o remédio caseiro pode ser usado também em plantas saudáveis como forma de prevenção.

Detergente e vinagre

Ideal para passar em plantas que serão consumidas, como couve e outras folhas, a mistura de detergente e vinagre costuma ser bastante eficiente. Devido a presença de sabão, o pulgão se solta mais facilmente da folha, deixando o jardim saudável novamente. É importante passar a mistura com o borrifador.

COMO FAZER

1 colher de sopa de detergente neutro

1 colher de chá de vinagre

500mL de água.

Misture bem e coloque no borrifador. Aplique sempre que necessário, de preferência em períodos nos quais o sol não esteja incidindo diretamente nas folhas para evitar queimaduras nas plantas.

Urtiga

Se você tiver acesso à urtiga seu jardim irá agradecer. A urtiga tem um aroma e libera substâncias que eliminam pulgões com grande facilidade. Ela também funciona como fertilizante, colaborando para estimular o crescimento de suas plantinhas.

COMO FAZER:

500 gramas de urtiga;

5 litros de água.

Coloque a urtiga de molho na água em um recipiente que não pode ser feito de metal. A planta ficará fermentando na água por cerca de 10 dias. O processo de fermentação se inicia quando a mistura apresentar um odor forte e soltar bolhas de gás. Quando as bolhas sumirem, o processo de fermentação terminou e o inseticida natural estará pronto. Coe a mistura e use o líquido para regar as plantas.

Folhas de tomate

As folhas de tomate são um remédio poderoso para eliminar pragas do jardim. Se você tem uma horta em casa (ou conhece alguém que tem) use as folhas para fazer essa solução natural.

COMO FAZER

2 xícaras de folhas de tomate;

2 xícaras de água.

Coloque as folhas de tomate na água e deixe reservado por 24h. Coe o líquido e use para regar as plantas. É uma mistura extremamente eficiente para couve.

Inseticida de fumo

Outro ótimo remédio caseiro para matar piolho de plantas é o fumo. Essa mistura deve ser utilizada em plantas ornamentais e não em hortaliças.

COMO FAZER

50 gramas de pó de fumo;

500mL de água;

50mL de álcool;

10 gramas de sabão de coco.

Rale o sabão de coco e misture com a água e com o pó de fumo. Tampe o recipiente e deixe fechado por 2 dias. Em 100ml da mistura, adicione 500ml de água e 50ml de álcool. Misture e pulverize nas plantas a cada 2 semanas, até que as pragas desapareçam.

IMPORTANTE

– Para evitar reações inesperadas da planta, como queimaduras, faça um teste previamente aplicando a solução em apenas uma das folhas. Se não houver reação, aplique no dia seguinte em toda a área afetada.

– Para prevenir o pulgão é indicado reaplicar a solução de sua escolha a cada 15 dias, mesmo após o desaparecimento da praga.

– Prefira sempre aplicar os inseticidas, naturais ou industriais, em horários de baixa incidência solar.

Compartilhar no
Remédios caseiros no jardim