Formação integral

Pautado em uma filosofia humanista e com metodologias que primam pela construção do conhecimento, o Colégio Criativo promove a formação do homem ao qual a sociedade contemporânea necessita. Transcender às competências intelectuais e dar relevância também às físicas, emocionais e espirituais, tão necessárias nesse novo tempo, é prioridade em nossas propostas pedagógicas. As práticas motivadoras, as metodologias ativas, o respeito às diferenças, a proximidade e o vínculo afetivo, são ações que motivam os alunos a serem parceiros e protagonistas na construção das aprendizagens.  
Tais metodologias e ações promovem a autonomia, o aprender a aprender, a interação entre alunos e o trabalho colaborativo. As aulas invertidas, a aprendizagem por meio de projetos, são atividades que motivam e desafiam os alunos a buscarem as informações e as trazerem para sala de aula, onde as discutem, questionam e as transformam em conhecimentos, sob a orientação e mediação dos professores.
Ainda atendendo à demanda desse mundo complexo, em constante transformação, impregnado da tecnologia digital, a Robótica e o Programa de Educação Bilíngue coadunam com essas perspectivas de uma educação pluralista. Sintonizados, porém, para crescerem e conviverem com as necessidades do tempo em que vivem. É responsabilidade da escola oferecer condições para que os alunos desenvolvam as competências e habilidades necessárias a esse enfrentamento.
Assim, momentos como as assembleias de classe, espaço institucional do diálogo, que instiga o aluno a argumentar, a resolver conflitos, perceber-se como indivíduo entre os demais, a aceitar as diferenças, a respeitar opiniões dos outros, também desenvolvem a autoestima e a capacidade de ser resiliente.
Entendemos ser esse mundo repleto de diversidades sendo essencial o trabalho com valores como o respeito, solidariedade, justiça, o altruísmo, gratidão e o amor. Esses são apreendidos na medida em que vivenciam as ações sociais e socioambientais, que surgem em consonância aos projetos, cotidianamente configurados nas práticas junto aos alunos, seja nas campanhas, em projetos específicos com os alunos quando angariaram fundos para a ajuda da reconstrução do museu ou nas aulas de artes, música, matemática, dentre outros.
A constante formação docente é base efetiva nesse trabalho, que se constrói em uma perspectiva que vai ao encontro do que se espera na formação integral. Da Educação Infantil ao Ensino médio, somos impulsionados à construção deste homem autônomo, crítico e ético, ajudando-o a construir bases intelectuais e morais que o ajude a discernir o bem do mal, de forma que celebre a vida com liberdade. Primamos por uma educação em valores, são eles os norteadores da vida. E a família é a nossa maior parceira, pois compartilha conosco nossa proposta filosófica e pedagógica.

Dirce Crepaldi e Terezinha Ferreira da Silva Colombo são diretoras das unidades I e II, respectivamente.

Compartilhar no