UNIMED 28 ANOS

Confira especial de aniversário da maior cooperativa médica de Marília e região
Desde que assumiu a administração da Unimed de Marília, em março de 2016, a atual diretoria e conselho revolucionaram a forma de ser e atuar da cooperativa. E isso em todas as frentes de atuação. Investiram e melhoraram programas existentes mas, sobretudo, deixam um legado para as proximas gestões. Assim, desde serviços de ambulância, renovação de frota para reduzir custos, equilibrar as finanças da cooperativa, a Unimed Marília evoluiu tanto, ao ponto de oferecer benefícios à comunidade em geral, mesmo para aqueles que não são usuários, pensando na qualidade de vida da população mariliense, exercendo ainda sua responsabilidade social. Mas para você conhecer melhor a Unimed Marília e entender porque ela está entre as Top Five do principal estado do País, vamos dividir a estrutura inovada em cinco pilares fundamentais. Assistencial, estrutura física amplamente remodelada, setor preventivo, administrativo e de relacionamento.
São nada menos que 90.000 beneficiários atendidos pela Unimed Marília. O equivalente à população de mais de 80% das cidades brasileiras, de forma individualizada. Imagine acolher e dar assistência médica, hospitalar, ambulatorial, laboratorial, oferecer exames, dos mais simples aos mais complexos, a todos os clientes beneficiários, além de inúmeras ações preventivas e de responsabilidade social para a comunidade em geral. E cada um deles com um determinado problema de saúde, sendo que milhares deles precisam de assistência no mesmo dia, 365 dias por ano.



Por isso a Unimed Marília vem se aprimorando dia após dia, investe em tecnologia e capacitação profissional, visando inclusive o futuro. Para isso atualmente a cooperativa necessita de um corpo clínico da mais alta capacidade em todas as especialidades. Assim, conta hoje com 547 médicos cooperados. Na busca por aprimorar o atendimento, a tendência e visão da cooperativa é ter em seu quadro cada vez mais profissionais especialistas. Mesmo com qualificação em atendimento e conhecimento, a Medicina moderna caminha para isso. Ao contrário do passado, quando a maioria era de profissionais generalistas. Hoje, em muitos casos, eles são procurados e necessitam encaminhar o paciente para um especialista. Ou seja, o beneficiário percorre um caminho maior, indo a dois profissionais e às vezes fazendo também múltiplos exames. Daí o avanço que a Unimed Marília vem promovendo em busca das especialidades. O que é natural. Os próprios médicos, ao se formarem, buscam por uma especialização na área que desejam. Na Ortopedia, por exemplo, já temos especialistas em mãos, pés, coluna, quadril e assim por diante.
Em outras áreas não é diferente. E a cooperativa busca otimizar o atendimento dessa forma, o que beneficia seus cooperados e usuários. Porém, o acolhimento e assistência não são tão simples assim. Por trás desse processo existe toda uma logística de atendimento e enorme estrutura. Para manter essa qualidade ainda existem diversos fatores que inclusive precisam constantemente de mais investimentos, recursos e capacitação para a contínua evolução que a Medicina exige atualmente.



Para esse acolhimento e assistência a 90.000 vidas, são necessárias instalações adequadas e próprias, programas de saúde, hospitais, laboratórios, clínicas de diagnóstico, centros de imagem, centenas de médicos e colaboradores capacitados, gestão com tecnologia de ponta em constante evolução, dedicação integral e aperfeiçoamento de diretores, conselheiros, colaboradores, redes de apoio, logística de transporte em ambulâncias e UTIs adequadas, recursos para o equilíbrio financeiro da cooperativa voltado ao atendimento pleno. Para se ter uma noção, uma das partes mais sensíveis é a de se encontrar esse equilíbrio financeiro para a cooperativa atuar com excelência, como vem acontecendo com a de Marília, uma vez que tem que arcar com os custos de todos eles, independente de suas necessidades. Um beneficiário com sintoma de gripe, por exemplo, tem um custo reduzido, ao mesmo tempo em que estão sendo atendidos outros que precisam de intervenção cirúrgica digamos por apendicite ou um acidente, ao mesmo tempo um terceiro é submetido a uma cirurgia cardíaca e um quarto ao tratamento de um câncer. E assim centenas e até milhares de pessoas são assistidas pela Unimed num mesmo dia ou semana, cada um com uma peculiaridade que tem custos diferentes.
Por isso, esse é um dos maiores desafios da cooperativa, pois atuar na área da Saúde, mesmo em sistema de cooperativa, é o mais difícil de todas as áreas. A organização sabe sua receita mensal. Porém, a despesa é inesperada. Sem falar que a Medicina está evoluindo e fica mais onerosa a cada dia. Por isso a admiração de dirigentes nacionais em relação à atual gestão da Unimed Marília, como relatam a seguir as principais lideranças do sistema (veja depoimentos nas próximas páginas, quando líderes estaduais e nacionais estiveram em Marília na confraternização dos 28 anos da cooperativa). Mas o sucesso desse trabalho se deve a investimentos, atuação com parceiros e uma grande rede de estrutura que foi transformada e aperfeiçoada desde março de 2016.


ESTRUTURA PROFISSIONAL, TECNOLÓGICA E FÍSICA EM CONSTANTE EVOLUÇÃO

Em 2018, dentro da atual gestão, a Unimed Marília foi a que obteve maior crescimento no Centro-Oeste Paulista. Fruto de uma estrutura profissional, física e tecnológica em constante evolução e com economia para investimentos em setores mais necessitados. Como já citado, são 547 médicos cooperados, que atuam em diversas especialidades. Profissionais qualificados, que fazem da Medicina uma arte de cuidar, prevenindo doenças e promovendo a saúde dos pacientes beneficiários. E como suporte para toda a estrutura funcionar, a Unimed Marília conta com nada menos que 345 colaboradores diretos. Estão alocados em sete unidades e 16 departamentos administrativos.
Eles compõem o quadro funcional da cooperativa e desempenham suas atividades com muita dedicação e profissionalismo, sempre observando os princípios de boas práticas organizacionais e melhoria contínua, com o objetivo de aumentar a eficiência dos processos e a satisfação dos usuários. Para isso, a atual gestão priorizou também a capacitação deles, o que tem dado resultados cada vez mais positivos. Pensando de uma maneira mais abrangente, a Unimed oferece ainda a eles, incluindo cooperados e secretárias médicas, cursos, palestras e eventos de confraternização. Sempre visando maior capacitação, compartilhamento de conhecimento, momentos de entretenimento e relacionamento.
Outros pilares da estrutura geral são investimentos e aprimoramento em gestão e em tecnologia nos mais diversos setores. A nova gestão focou em inovações e fortalecimento de todos os setores da Unimed Marília. No relacionamento com os cooperados, beneficiários, parceiros e comunidade. Em equipamentos modernos para o funcionamento pleno do sistema. No marketing, incluindo a atualização por canais como as mídias digitais, visando uma maior proximidade com a comunidade Unimed, centrais de atendimento, ouvidoria, implantação da sede e programa Viver Bem, que tem na prevenção em diversas áreas sua prioridade (confira esse trabalho no capítulo a seguir). A sede da cooperativa passou por reforma e foi revitalizada, o que trouxe melhor comodidade aos beneficiários e colaboradores.



O PA (Pronto Atendimento Unimed) também foi reformado e ampliado, com sua capacidade dobrada. Além disso, a diretoria inovou mais uma vez com a construção de um setor específico para a Pediatria, com toda infraestrutura aos pais e crianças, desde a decoração até o mobiliário e equipamentos de ponta. E o mais importante, funciona diariamente, 24 horas. Já o PA tem funcionamento das 7h até 1h da manhã, de maneira ininterrupta. Com a ampliação e modernização, somadas à equipe médica qualificada, que atende nas áreas de Clínica Médica, Ortopedia e Pediatria, o Pronto Atendimento Unimed tornou-se referência em Marília e região, capaz de atender seu cliente beneficiário com maior conforto e segurança, resultando em um cuidado qualificado e eficaz.
O Pronto Atendimento dispõe de acessibilidade e conta com sala de emergência estrategicamente instalada ao lado do portão de entrada, salas de observação, infusão e inaloterapia, raio-x, de curativos, exames laboratoriais espaço exclusivo para amamentação, dois consultórios clínicos e um ortopédico. São nove leitos adultos, seis pediátricos e dois de emergência, contando com um corpo clínico de enfermeiras e 71 médicos. Para se ter uma ideia, o PA, junto com o setor de Pediatria, que antes era conjunto com de adultos, atendia no passado 1.700 usuários por mês. Atualmente o atendimento mensal é em média de 8.000 beneficiários. Ou seja, 6.300 atendimentos a mais/mês e média de 266 beneficiários/dia.
E para garantir a qualidade e manter a excelência dos cuidados assistenciais de seus clientes beneficiários, a Unimed de Marília possui outros serviços próprios. Espaço Viver Bem, Serviço de Atendimento Domiciliar, serviço APS (Atenção Plena à Saúde) que está em fase experimental e Farmácia Comercial. Todos esses serviços integrados compõem uma ampla estrutura que resulta no atendimento de todos os clientes beneficiários Unimed em sua integralidade. São ações e estruturas muito complexas, criadas nessa gestão, que detalharemos um pouco para seu conhecimento e utilização, quando necessária.




ESPAÇO FAMÍLIA

Estar presente junto à comunidade tem mudado para melhor o conceito da cooperativa, visando condições melhores de saúde aos bebês e seus pais. Diante disso a Unimed Marília inaugurou, em parceria com o Marília Shopping, o seu primeiro Espaço Família. Antes acessado somente via sanitário feminino, o Espaço do centro de compras, que fica próximo à Praça de Alimentação, ganhou acesso via sanitário masculino, permitindo que os pais também possam entrar com seus filhos pequenos. Houve ainda incremento da estrutura, que oferece bancada, lavatório, vaso sanitário infantil, cadeiras de descanso e amamentação, água morna e micro-ondas, além da decoração temática para agregar conforto ao espaço.




TECNOLOGIA E INOVAÇÃO

Dentro desses princípios voltados às demandas atuais e visão para o futuro, A Unimed Marília investiu ainda mais nas áreas da tecnologia e informação. Nos dias de hoje, cada vez mais e de forma acelerada, a sociedade vivencia e percebe os efeitos da transformação digital. Para uma operadora de saúde como a Unimed Marília, que atende um universo de 90.000 beneficiários, é imprescindível oferecer sistemas de informação que facilitem a vida destas pessoas, bem como dos profissionais envolvidos nos processos de trabalho. A Unimed passou por uma consultoria com análise profunda dos processos digitais da cooperativa, levantamento das necessidades básicas da área de tecnologia, como segurança dos dados, capacidade dos servidores e tamanho da equipe, para atender às demandas dos cooperados e dos clientes.
Em longo prazo, o plano é a transformação digital por meio da inovação dos processos tecnológicos, o que deu origem ao departamento de Tecnologia da Inovação, fazendo com que a cooperativa esteja a cada dia mais preparada para o futuro. Isso tem trazido resultados importantes. Um exemplo é o aperfeiçoamento no atendimento, quando os beneficiários já saem da consulta com seus exames agendados, sem precisar, como no passado, ir até a sede para isso. Hoje, apenas exames de alta complexidade precisam passar por uma perícia e autorização na sede. Como exemplo, pacientes da oncologia que são atendidos personalizadamente por profissional especializado no acolhimento na sede, onde inclusive ficam os medicamentos necessários a eles. Sem falar que agora a cooperativa está tecnologicamente toda integrada, o que diminui custos e agiliza os atendimentos. Mas muitos processos estão por vir, já planejados com esses recursos avançados, beneficiando todos os integrantes do Sistema Unimed.




ATENÇÃO DOMICILIAR

Também em uma nova estrutura e pensando no atendimento humanizado, o Serviço de Atenção Domiciliar surgiu com a proposta de oferecer, no conforto de seu lar, a continuidade dos cuidados assistenciais aos pacientes pós hospitalizados, aptos e indicados pelo médico assistente. Através de um atendimento próximo, com assistência individualizada, este serviço conta com profissionais experientes e altamente qualificados.
Assim, o paciente e sua família contam com a continuidade e adaptação do tratamento, agora em sua própria residência. Uma das vantagens é que ele fique o menor tempo possível internado, pois, por melhor que sejam as condições e instalações hospitalares, os próprios médicos não recomendam grandes períodos de internação. Sem falar na comodidade e menor desgaste da família na continuidade do tratamento em casa, com o auxílio de profissionais da Unimed.




ATENÇÃO PLENA À SAÚDE

O jeito de cuidar Unimed prioriza o pensamento de agir pelo bem do próximo. Quanto mais satisfeito o usuário estiver com o atendimento, melhor para todos do sistema. Por isso, mais uma inovação. A implantação da unidade de Atenção Plena à Saúde, realizada em 2018, foi uma iniciativa capaz de propor, além de um ambiente confortável, um novo modelo de cuidado, oferecido por uma equipe médica multidisciplinar, focada na atenção individualizada e integral de seus pacientes.
O serviço foi criado em moldes de países europeus, além do Japão e Canadá. É uma porta de entrada principal ao sistema de saúde, responsável por exercer um papel de filtro das demandas, comprometido com a coordenação geral de cuidados, ficando responsável por gerir e acompanhar o percurso assistencial do beneficiário em outros níveis de atendimento na rede. A APS tem um olhar integral dos pacientes, com atendimento também humanizado, porém mais próximo e personalizado. O médico analisa o paciente de uma forma completa, além das queixas relatadas, faz o encaminhamento para exames e prescreve medicamentos. A resolutividade esperada é bem mais alta, de acordo com os dados dos serviços existentes em países que já contam com este serviço.



FARMÁCIA UNIMED

A Farmácia da Unimed Marília é outro diferencial e passou por mudanças estruturais e de atendimento. Atualmente está disponível para todos os beneficiários, que podem usufruir de uma diversidade de produtos, descontos e facilidade de pagamento, além de entrega grátis (inclusive para cidades de Garça e Pompéia) e comodidade para realizar compras online. São mais de 8 mil produtos, entre medicamentos, termolábeis, dermocosméticos e itens de beleza e perfumaria.
Para a maior praticidade do beneficiário, é possível realizar os pedidos diretamente pelo site https://farmacia. unimedmarilia.com.br, pelo (14) 2105-6699 e agora também pelo WathsApp (14) 99611-1869. Os preços são abaixo dos praticados no mercado aos usuários e medicamentos genéricos podem ser comprados com descontos de até 80%. Outra vantagem é que conta com sala de aplicação de remédios comprados na farmácia, sem custo ao usuário e farmacêutico em período integral. Ela fica na rua Bahia, 718, bairro Cascata, atende de segunda a sexta-feira das 8h00 às 20h00 e aos sábados das 9h00 às 13h00. Confira no site os convênios que possui, inclusive com desconto em folha, cartões de crédito, débito e parcelamentos.




PARCEIROS NA ASSISTÊNCIA E ACOLHIMENTO

Mas a estrutura da Unimed Marília para poder atender com qualidade seus 90.000 beneficiários não para por aí. Estreitou relacionamento e valorizou os atendimentos de uma grande rede credenciada. São centenas de clínicas médicas disponíveis para consultas. As parcerias com os principais hospitais de Marília e região, clínicas de serviço de diagnóstico e terapias, completam a ampla rede de prestadores credenciados na assistência à saúde. São oito hospitais, 70 clínicas especializadas e 19 serviços de diagnóstico, além da unidade de Medicina Nuclear.




CENTRAL DE RELACIONAMENTO E OUVIDORIA CERTIFICADA PARA VOCÊ

Com todas etapas e ISO 9001/2015 atualizado, outro diferencial da cooperativa de Marília aperfeiçoado pela gestão atual é a busca constante em conhecer melhor seus beneficiários, necessidades, desejos e inclusive críticas para que a Unimed possa corrigir eventuais falhas e, além de melhorias, implantar sistemas sugeridos por quem usa os serviços. A visão é de que críticas construtivas e alertas podem resultar em melhorias constantes. Daí a prática da transparência e espírito democrático a diretoria e do conselho.

COMO FUNCIONA
Para que a experiência de ser um cliente beneficiário Unimed Marília continue sendo a mais eficaz, foi implantada, em julho de 2018, a Central de Relacionamento, disponível 24 horas por dia, durante os sete dias da semana, visando a eficiência e agilidade no atendimento solicitado, através do 0800-2012500. Através dele você pode fazer solicitações, tirar dúvidas sobre planos, autorizações e cancelamentos, reclamações e elogios e buscar a solução de suas demandas. Já a Ouvidoria é um departamento que funciona desde 2008, antes mesmo da determinação da resolução normativa nº 323/13 da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar), que ocorreu em 2013.
O departamento é um canal de comunicação de segunda instância, que trabalha com total independência e imparcialidade acolhendo sugestões, elogios e reclamações que não foram adequadamente resolvidas pelos setores competentes. Com o uso dessas informações, a Ouvidoria sugere o aprimoramento dos processos internos e melhoria nos serviços prestados, buscando aumentar o grau de satisfação dos clientes com sua resolutividade. Recentemente a Ouvidoria passou por um processo de certificação, com evidências comprobatórias que garantem um serviço de excelência.
Contudo, é importante atentar que a Ouvidoria não substitui a atuação dos canais padrões de atendimento, sendo necessário que o beneficiário já tenha solicitado auxílio por meio de um dos contatos, como a Central de Relacionamento. Caso a solução apresentada por este canal não tenha sido satisfatória, o usuário deve ter o número do protocolo em mãos e contatar a Ouvidoria pelo ouvidoria@unimedmarilia. com.br ou (14) 3402-2500.


PREVENÇÃO É UMA DAS MAIS IMPORTANTES AÇÕES PARA SUA SAÚDE E LONGEVIDADE

Um dos desafios principais da atual administração da Unimed Marília é criar equipamentos e programas de prevenção para seus beneficiários e isso não só em termos de plano de saúde. É uma preocupação mundial das empresas e instituições. E tem sido também a preocupação das próprias pessoas. Para se ter uma ideia, o Brasil tem hoje o segundo maior mercado fitness do mundo, com mais de 34.500 academias oficializadas e mercado geral que movimenta 2,1 bilhões de dólares no país, segundo dados da revista Exame. Fica atrás apenas dos Estados Unidos. Somados, EUA e Brasil totalizam 9,1 milhões de clientes. Fora 41% de esportistas brasileiros profissionais em esportes específicos e pessoas em geral que fazem a prática ao ar livre, com caminhadas, por exemplo.
O mercado é impulsionado pela crescente importância que o brasileiro tem dado à Saúde. Mais do que um corpo bonito, a população tem se conscientizado sobre a importância da prática de exercícios físicos para uma melhor qualidade de vida e, consequentemente, maior longevidade. Nesse contexto, o número de academias é cada vez mais crescente, não somente nas grandes redes, mas também em modelos de negócios menores, como as unidades de bairros, aqui não contabilizadas. Atenta à isso e outras questões, a administração da Unimed Marília criou o Espaço Viver Bem com diversos programas. Já implantou cinco academias ao ar livre, revitalizou uma pista de cooper e vem desenvolvendo, de maneira também prioritária, o programa Mude1Hábito. Mas disso falaremos a seguir.



Conheça agora a importância do projeto Viver Bem, que pode até servir de incentivo a você participar, pois todos que aderiram transformaram suas vidas. Inaugurado em 2017, o Espaço Viver Bem possui um ambiente voltado à realização dos programas de Medicina Preventiva, que incentivam melhorias da qualidade de vida dos beneficiários. O espaço possui uma equipe multidisciplinar, com profissionais da nutrição, fonoaudiologia, enfermagem, terapia ocupacional, fisioterapia e psicologia. A equipe está comprometida em proporcionar auxílio em práticas de exercícios físicos, mudanças de hábitos alimentares, inclusão e convívio social.
Tudo foi pensado e projetado com foco no bem-estar de cada um de seus beneficiários. A Unimed Marília, dessa forma, oferece mais qualidade de vida a seus beneficiários, uma vez que eles também aumentarão sua longevidade. Os usuários aproveitam mais a vida e previnem, por muito mais tempo, uma série de doenças.



Entre os programas oferecidos estão: Caminhar com Saúde, Orientação para Gestantes, Controle do Diabetes, Controle da Hipertensão, Combate ao Tabagismo, Prevenção a Quedas, Estímulo à Memória, Emagrecer Saudável e Crescer Saudável. Todos os beneficiários contam gratuitamente com esses programas, cujos nomes são autoexplicativos. Entende-se que a maior parte dos problemas de saúde são decorrentes de hábitos e condições crônicas mal controladas, como tabagismo, obesidade, sedentarismo, hipertensão arterial, diabetes, doenças pulmonares crônicas, estresse, entre diversos outros.
Considerando-se responsável por seus beneficiários, não apenas para cuidar das complicações tardias dessas doenças, mas com ações focadas na proteção e prevenção, a Unimed Marília cuida para que a saúde de seus usuários seja impactada positivamente. Afinal, como diziam nossos avós, prevenir é melhor do que remediar. Para isso, entendemos que mais difícil é dar o primeiro passo para começar. Depois, verá os benefícios, inclusive de ter um novo grupo de amigos que saem e até viajam juntos. Uma extensão da sua família. Concluindo, viva mais e melhor deixando as doenças e sofrimentos causados por elas de lado. Dê seu primeiro passo e não deixe para depois. O Espaço Viver Bem fica perto da sede principal, na rua Coronel José Brás, 1087. O telefone é (14) 2105-8191.




SAÚDE OCUPACIONAL UNIMED ATENDE EMPRESAS E SEUS COLABORADORES

Ainda na área preventiva, a Unimed Marília criou o programa SOU (Saúde Ocupacional Unimed). É um departamento próprio que busca atender a demanda de empresas voltadas a seus colaboradores, interessadas em cumprir as legislações de Saúde e Segurança do Trabalho. O objetivo é diminuir o absenteísmo por meio da gestão da Saúde e reduzir os riscos relacionados a acidentes e doenças do trabalho. Dentro desse programa, a Unimed disponibiliza às empresas interessadas, produtos de Saúde Ocupacional, como orientação e formação da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, EPI (Equipamentos certificados de Proteção Individual), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), Treinamento de Primeiros Socorros, Programa de Prevenção a Riscos Ambientais, Orientação a Atividades e Operações Insalubres, Ergonomia e Orientação de Atividades e Operações Perigosas. Os interessados em conhecer mais sobre este programa podem ligar para o (14) 2105-8188 e o comercial (14) 3402-2525.

RELACIONAMENTO COM OS COOPERADOS

A Unimed Marília também o possui Programa de Relacionamento com o Cooperado. O objetivo é estreitar cada vez mais esse relacionamento, inclusive com parceiros e prestadores de serviços. Assim, dentro da proposta de transparência e democracia da atual diretoria e Conselho Administrativo, estão sendo promovidas ações que visam aproximar a cooperativa de cada um dos seus 547 médicos e médicas. Com a Unimed de portas abertas a eles, podendo ouvir cada um, opiniões, críticas ou sugestões, a cooperativa só tem ganhado benefícios com a maior participação de seus associados. Para isso foi criado um departamento exclusivo de comunicação para a participação do cooperado. Entre outras iniciativas, passou a ter o programa de pontuação e brunch para os aniversariantes do mês, quando vários deles se reúnem na sede para celebrar a data.

UNIJOVEM: COLABORADORES QUALIFICAM JOVENS PARA O FUTURO

Há 15 anos, uma equipe de colaboradores da Unimed Marília se uniu com o propósito de criar a Unijovem, uma ONG que oferece aos jovens a perspectiva de um futuro digno, acreditando na educação como agente transformador de vidas. Os membros da equipe atuam como facilitadores que transitam na contramão da desigualdade vivenciada pelos adolescentes e juventude do nosso país.
O Unijovem conta com a Unimed Marília como sua mantenedora. Cada vez mais competitivas, as empresas selecionam os melhores talentos e muitas vezes os jovens menos favorecidos têm pouca chance de ingressar no mercado de trabalho sem a qualificação esperada. Os membros da Unijovem acreditam que a missão de termos um mundo melhor cabe a cada cidadão.
Junto a uma equipe multidisciplinar de profissionais voluntários, a entidade desenvolve projetos de cunho social nas áreas de Educação, Saúde, Meio Ambiente, Profissionalização, Cultura, Esporte e Lazer. Os diversos projetos em cada uma dessas áreas são como instrumentos estratégicos para que se possa proporcionar a proteção dos direitos das crianças e adolescentes de Marília e região. “É possível perceber que a espetacular trajetória seria muito mais difícil se não fossem os relacionados a acidentes e doenças do trabalho. Dentro desse programa, a Unimed disponibiliza às empresas interessadas, produtos de Saúde Ocupacional, como orientação e formação da Cipa (Comissão Interna de Prevenção de Acidentes, EPI (Equipamentos certificados de Proteção Individual), Programa de Controle Médico de Saúde Ocupacional), Treinamento de Primeiros Socorros, Programa de Prevenção a Riscos Ambientais, Orientação a Atividades e Operações Insalubres, Ergonomia e Orientação de Atividades e Operações Perigosas. Os interessados em conhecer mais sobre este programa podem ligar para o (14) 2105-8188 e o comercial (14) 3402-2525. estão sendo promovidas ações que visam aproximar a cooperativa de cada um dos seus 547 médicos e médicas. Com a Unimed de portas abertas a eles, podendo ouvir cada um, opiniões, críticas ou sugestões, a cooperativa só tem ganhado benefícios com a maior participação de seus associados. Para isso foi criado um departamento exclusivo de comunicação para a participação do cooperado. Entre outras iniciativas, passou a ter o programa de pontuação e brunch para os aniversariantes do mês, quando vários deles se reúnem na sede para celebrar a data. parceiros que, com a mesma visão, depositam confiança, credibilidade, investem no nosso trabalho, como a Unimed Marília, mantenedora da Unijovem”, reconheceu André Francisco, presidente da ONG.



Mais de 40 mil pessoas já foram atendidas direta ou indiretamente pela ONG desde sua fundação. Hoje são atendidas diretamente cerca de 200 crianças e adolescentes com idades entre 7 e 21 anos, de ambos os sexos. Atualmente, a ONG oferece bolsas de estudo integral para os cursos profissionalizantes de Atendimento e Vendas, Assistente Administrativo, Informática Básica, Secretariado, além de Futebol Masculino e Basquete Feminino, Violão Popular e Inglês. As inscrições para participar do processo seletivo devem ser feitas pelo site da Unijovem: www.unijovem.com.br


INOVAÇÃO, CONECTIVIDADE E COMUNICAÇÃO ABRANGENTE: POR DENTRO DO MARKETING DA UNIMED MARÍLIA

Verdade seja dita: é preciso estar atento às mudanças de mercado e saber se comunicar com seu público para prosperar. Quem fecha os olhos para isso, dificilmente conseguirá. Essa é a ideia que norteia os objetivos do departamento de Marketing da Unimed Marília. Coordenado pelo Dr. Luiz Sérgio Marangão, a área ganha notoriedade pelas ações diferenciadas que desenvolve, por sua comunicação eficaz e pelo estreitamento da relação com seu público, por meio da amplificação de suas mídias sociais.
“Passamos por uma transformação e reestruturação durante os últimos anos. Aumentamos o número de colaboradores no departamento, assim como as demandas de serviço. Hoje temos um marketing mais ativo, dentro de todos departamentos da Unimed Marília”, pontua o coordenador de Marketing. Em constante crescimento, o departamento avança em larga escala, conectando todos seus públicos com sua marca e ações. A conhecida Caminhada de Bem com a Vida chegou a sua 7ª edição, levando para todos os presentes a campanha Mude 1 Hábito e arrecadou quase 2 toneladas de alimentos, que foram doados a instituições carentes.



Importante citar também a inauguração das academias ao ar livre, com layout desenvolvido pela equipe de Marketing Unimed Marília, assim como o Espaço Família no Shopping Esmeralda, restaurado para acolher a comunidade. “Promovemos ações de endomarketing para todos os colaboradores, apoiamos todos os eventos que a Unimed desenvolve, investimos na formação e capacitação de nossos colaboradores do Marketing com seminários, workshops e palestras”, pontua o Dr. Luiz Sérgio Marangão. No final deste mês, a equipe de Marketing estará presente no 2º Encontro Nacional da Marca Unimed, em Atibaia. E pensando sempre em uma comunicação eficaz, o departamento criou um informativo mensal que atualiza seus colaboradores e cooperados de todas as novidades da cooperativa.
“Lançamos também a revista Unimed Marília, que já está em sua 4ª edição. Hoje é uma revista trimestral, mas temos um planejamento bimestral para 2020”, acrescenta o coordenador do departamento. Estar presente, se fazer notável é essencial para a divulgação de uma marca. Portanto, a Unimed Marília está em diversas plataformas online, se relacionando com seu público e ampliando o investimento no seu marketing digital.
“Produzimos materiais incríveis para divulgação: diversos VTs informativos, criamos um vídeo institucional impecável, que está disponível em nosso canal do youtube e site, que hoje possui um nova plataforma que implementamos”, ressalta o Dr. Luiz Sérgio Marangão. Além de cuidar da marca, a equipe de Marketing trabalha com ações juntamente ao comercial da cooperativa, desenvolvendo campanhas eficazes e segmentadas para cada tipo de público. “Do meu ponto de vista, o departamento de Marketing da Unimed Marília, hoje é visto como um departamento respeitado, com credibilidade e eficaz na apresentação dos resultado”, finaliza o coordenador do departamento.


RESPONSABILIDADE SOCIAL COM AÇÕES PARA A COMUNIDADE E PROGRAMA MUDE 1 HÁBITO

Já que a Unimed Marília é uma cooperativa voltada à Saúde, a atual administração não se esqueceu de sua responsabilidade social para com a comunidade. Com o entendimento de que parte da sociedade não pode contar com um plano de saúde particular, estendeu ações em sua área com incentivo ao esporte e práticas de prevenção por meio de atividades físicas, além de atividades de proximidade com a população, como caminhadas e distribuição de rosas no Dia das Mães em parceria com a Associação Comercial e Industrial de Marília (ACIM), e outras atrações, como Japan Fest e Festa das Cerejeiras. Atividades voltadas tanto para os integrantes do seu sistema quanto para os demais interessados da sociedade em Saúde, Prevenção, Atenção e Qualidade de Vida. E também, por isso, foi implantado um grande projeto recentemente o Programa “Mude 1 Hábito”.


PRESIDENTE NACIONAL ENALTECE INICIATIVA

Este projeto é de suma importância, que até mesmo o presidente da Unimed do Brasil, Orestes Pullin, nos falou sobre ele. “Uma premissa nossa é verdadeira: não falamos de doença, falamos sobretudo sobre o que pode tornar a vida das pessoas melhor. Estamos fazendo nossa parte junto com você. Contamos ainda mais com essa parceria daqui para a frente, adotando uma nova fase do projeto com ações, inclusive de divulgação, para intensificar nossas campanhas do Mude1Hábito e atingir um número cada vez maior de pessoas. Por isso a Unimed incentiva que você se desafie a mudar um hábito e que passe esse desafio adiante, sendo uma corrente de boas escolhas entre familiares, amigos e colegas. Vamos juntos?”, disse.
O Mude1Hábito busca conscientização e atitude. Para isso a Unimed Marília busca o fornecimento de equipamentos que possibilitem às pessoas mudarem seus hábitos e aderirem a diversos programas oferecidos, tanto dentro do Espaço Viver Bem, quanto externamente, através dos projetos oferecidos com incentivos a exercícios, e um grande evento beneficente anual, que já está em sua 7ª. edição e é um sucesso absoluto. Trata-se da Caminhada “Viver Bem com a Vida”, que só em Marília reuniu este ano mais de 2.000 participantes, com arrecadação de 2 toneladas de alimentos para as entidades Amor de Criança, Casa do Caminho e Projeto Semear, que ficaram imensamente agradecidas. A cada ano são escolhidas entidades diferentes, visando contemplar o maior número possível delas.




ACADEMIAS PARA A COMUNIDADE

Com a mesma visão e objetivos, a Unimed Marília já inaugurou, em parceria com a Prefeitura Municipal e Secretaria Municipal de Esportes, cinco academias ao ar livre e reformou toda a pista de cooper “Julio Minei”. Estrategicamente localizadas para um maior acesso e convivência da população, foram implantadas até agora academias no distrito de Dirceu, no Poliesportivo Tatá, na pista Julio Minei (na avenida Pedro de Toledo), próximo da escola Walt Disney e na praça da Emdurb. E ainda estão projetadas para novas regiões mais seis academias que, em breve serão instaladas.




ESPORTES INCLUSIVOS

Outro projeto social é o que promove uma parceria de apoio para atletas da AMEI (Associação Mariliense de Esportes Inclusivos) entidade sem fins lucrativos e que visa a inclusão social de atletas, com resultados altamente satisfatórios em títulos mundiais. Como alguns exemplos, temos a atleta do paradesporto, Alana Martins Maldonado, deficiente visual e que, no judô, é medalhista de prata nos jogos em Toronto e em Lima. É pentacampeã brasileira, prata no mundial do Brasil, campeã da Copa do Mundo em Portugal no ano passado e atualmente se prepara para o mundial no Azbequistão.
No time parceiro da Unimed Marília temos outro grande destaque: Daniel Martins, deficiente intelectual, é bicampeão mundial em Doha, Londres e no Rio de Janeiro. Se prepara agora para o mundial de Dubai e, se não bastasse, detém o recorde mundial Parapan Americano e Paraolímpico nos 400 metros T20. Outro orgulho para a Unimed Marília é o atleta Gustavo Dias. Também deficiente intelectual, é bicampeão mundial juvenil, na Suíça, nos 400 metros rasos. Sem contar na formação de outros jovens em esportes coletivos.




EXPANSÃO REGIONAL PROMOVE OS BENEFÍCIOS A OUTRAS 12 CIDADES

Além de Marília, a Unimed também atua no âmbito regional. O sistema compreende ainda os municípios de Garça, Pompéia, Álvaro de Carvalho, Alvinlândia, Lupércio, Ocauçu, Júlio Mesquita, Oriente, Vera Cruz, Campos Novos Paulista, Echaporã e Oscar Bressane. Além de milhares de beneficiários, os demais têm a mesma oferta de serviços e atendimento. Vamos trabalhar com uma realidade. Se você puder se enquadrar num plano de R$ 500,00 ou R$ 1.000,00/mês, por exemplo, saiba que ficar num leito hospitalar particular custa em média R$. 2.800,00/dia. Uma cirurgia coronariana particular, também por exemplo, fica em torno de R$ 60.000,00 fora despesas de UTI que são em torno de R$ 1.500,00 a diária.
Daí a vantagem do custo benefício do plano de saúde e expansão deles, que hoje atendem cerca de ¼ da população ativa brasileira e a Unimed é líder entre eles. Atua em 84% do território nacional. A atual gestão já iniciou o processo de melhorias e acesso aos beneficiários da região. Recentemente inaugurou a nova sede e ambulatórios em Garça, que foi reformada e ampliada para atender a cidade através de uma cooperativa à altura de seus potenciais. 
A nova Unidade de Atendimento possibilita a implantação de diversos novos projetos em Garça, tais como o Espaço Viver Bem (que já desenvolve várias atividades) focado na saúde preventiva. Por enquanto são os programas Caminhar com Saúde, Emagrecer Saudável e Orientação às Gestantes. A ampliação do espaço é ainda um incentivo à convivência entre os cooperados e à eventos voltados para a atualização profissional. Dentro do cronograma está Pompéia, que hoje possui sede mas será totalmente remodelada.




DIRETORIA AGRADECE APOIO DOS COOPERADOS, COLABORADORES, PARCEIROS E CONFIANÇA DOS BENEFICÁRIOS

"Em resumo, durante os 39 meses, realizamos muitas ações e superamos inúmeros desafios. Já pudemos perceber o resultado desse trabalho. A implantação do novo sistema de gestão da Unimed, deixa o nosso processo mais eficiente. Investir em tecnologia nos permite estar atualizados com o momento. A melhoria das estruturas físicas dos prédios que agregam os serviços próprios da Unimed, incluindo a sede administrativa, trouxe um maior conforto a todos que utilizam desse espaço. Sabendo que todas as ações são realizadas, objetivando a excelência do nosso serviço, que leva a todos os clientes, cooperados, colaboradores e parceiros um jeito novo de cuidar. Quero expressar minha gratidão a todos que colaboram na construção de uma cooperativa mais sólida. Parabéns a todos pelos 28 anos".

Cleber Gustavo Rotoli Baldelin
Diretor Presidente


"A comemoração dos 28 anos de Unimed Marília é muito significativa, por possuirmos um papel importante como referência na atuação de diversas áreas para outras cidades do Centro-Oeste Paulista. Como médico cooperado e atual dirigente da cooperativa, tenho orgulho de representar todos os 547 cooperados. Agradeço a todos os cooperados, colegas de conselho de administração, a diretoria, gestores, colaboradores e parceiros de negócios".

Francisco Venditto Soares
Diretor vice-presidente


"Tenho uma grande satisfação por ser médico cooperado e fazer parte da diretoria executiva, contribuindo na gestão com o objetivo de fortalecer ainda mais a cooperativa Unimed Marília. A cooperativa alcança um nível de maturidade que pode ser demonstrada através do trabalho realizado e seus bons resultados representados pelos números e reconhecida pela ANS como uma operadora de saúde saudável e estável, cumprindo com todas as metas econômicas financeiras estipuladas. É realmente gratificante".

Ruy Yoshiaki Okaji
Diretor Superintendente




PESQUISA REVELA ALTO ÍNDICE DE SATISFAÇÃO DOS BENEFICIÁRIOS

Com o objetivo de conhecer melhor a percepção e os anseios de seus clientes, a diretoria da Unimed Marília encomendou uma pesquisa completa junto a uma empresa altamente especializada. A pesquisa identificou e hierarquizou os pontos críticos na experiência do cliente em toda a cadeia de serviços da cooperativa.
A coleta de dados foi realizada por meio de questionário estruturado e sua aplicação foi feita por pesquisadores devidamente treinados para a abordagem telefônica. A população da pesquisa se refere aos clientes da Unimed Marília, cuja amostra foi composta de 402 entrevistados, o que significa 95% de nível de confiança e 5% de margem de erro.
Para não correr o risco de direcionar as respostas para um perfil específico de respondentes, a amostra dos beneficiários foi estratificada, levando-se em consideração a proporção dos seguintes perfis na base de clientes da Unimed Marília: gênero, faixa etária, cidade de moradia, tempo de plano e tipo de plano (PF/ PJ). Assim, destaca-se a utilização de cinco indicadores para estratificação da amostra.



Como resultado, 86,1% dos beneficiários da Unimed Marília mostram-se satisfeitos com o plano de forma geral. O grau de satisfação dos beneficiários em relação aos consultórios conveniados é de 96,2%. O atendimento nas clínicas de imagem deixou 96,4% muito satisfeitos com o atendimento recebido e a infraestrutura oferecida.
A pesquisa revelou que 85,6% dos beneficiários que utilizaram o Pronto Atendimento estão muito satisfeitos. O grau de satisfação do beneficiário com a Unimed Marília é de 86,1% como “muito satisfeito” e “satisfeito”. Em comparação com outras Unimeds, a Unimed Marília possui o grau de satisfação do beneficiário acima das operadoras com até 50 mil vidas e acima de 50 mil vidas.


BENEFICIÁRIOS ELOGIAM ATENDIMENTO E SERVIÇOS PRESTADOS PELA UNIMED MARÍLIA



Alba de Souza Menezes, aposentada
“Estou no Espaço Viver Bem há mais de dez anos. Participo do Caminhar com Saúde, do Pilates, do grupo de memória. Pra mim é ótimo. Venho duas vezes por semana e aproveito para medir a minha pressão para saber como está”.



Balduíno de Souza, aposentado
“O espaço aqui está muito bom, inclusive para as pessoas idosas que o frequentam para suas caminhadas diárias. Ficou ótimo. Muito bom mesmo. Recomendo para quem queira vir aqui usar também a academia ao ar livre, que ficou muito bacana”.



Fátima Maria de Oliveira Coutinho, aposentada
“Estou há apenas um ano e meio no Espaço Viver Bem. Fui a uma consulta, vi um folder e o médico me recomendou. Comecei no Grupo Emagrecer Saudável. Consegui eliminar sete quilos em seis meses. Isso já faz seis meses. Eu reaprendi a comer”.



Julia de Figueiredo, aposentada
Faço ginástica, atuo no coral e já participei de várias atividades como as de prevenção a quedas e de controle do diabetes. Considero a Unimed o melhor plano de saúde que já tive. Tinha uma infecção respiratória. Nunca mais tive nem resfriado”.



Moacir Bezerra da Silva, aposentado
“A pista aqui da avenida Pedro de Toledo ficou muito boa e parece que a cada dia está melhor ainda. Tenho frequentado com regularidade. Comecei a vir por recomendação médica e hoje já faz parte de minha rotina. É muito bom pra saúde”.


DIRETORIA

CONSELHO DE ADMINISTRAÇÃO 
EXERCÍCIO 2016/2020


DIRETORIA EXECUTIVA

Diretor Presidente
Dr. Cleber Gustavo Rotoli Baldelin Diretor

Vice-Presidente
Dr. Francisco Venditto Soares

Diretor Superintendente
Dr. Ruy Yoshiaki Okaji

VOGAIS
Dr. Claudio José Rubira
Dr. José Raphael Moura Campos Montoro
Dr. Luiz Sérgio Marangão Filho
Dr. Milton Kanenori Nakano
Dr. Rodrigo Rizzo Nogueira Ramos
Dr. Wilson Roberto Ottoboni

CONSELHO TÉCNICO
EXERCÍCIO 2016/2020


MEMBROS EFETIVOS
Dr. Antonio Carlos Remaih
Dr. Alexander Fantoni
Dr. Luiz Antonio de Moraes

MEMBROS SUPLENTES
Dr. André Alvarez Guzzardi
Dr. Edson Antonio Rodrigues Silva Filho
Dra. Juliana Pascon dos Santos

CONSELHO FISCAL
EXERCÍCIO 2019/2020

MEMBROS EFETIVOS

Dr. Pedro Beraldo de Andrade
Dra. Lia Rachel de Souza Gáspari
Dr. Renato Caretta Chambó

MEMBROS SUPLENTES
Dr. Antônio Henrique Rodrigues dos Passos
Dr. Carlos Henrique Bertoni Reis
Dr. Lélio Mesquita Batista



Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Telefone
Diretor Comercial
Marcos Flaitt
(14) 99601-3070
E-mail
redacao@revistad.com.br
apoiorevistad@gmail.com
(14) 3221-0780
Siga-nos