Unimar recebe aprovação da Capes para implantação de mestrado em Medicina Veterinária

Curso é o primeiro e único de Pós-Graduação voltado às ciências agrárias de Marília e região
Inovação é um processo que promove a ruptura dos padrões e impacta positivamente na qualidade de vida dos seres humanos. Essa transformação se torna possível através da pesquisa, que é um dos principais geradores de conhecimento e da criação de soluções inovadoras para os problemas da atualidade.   
A pesquisa, junto ao ensino e a extensão, forma o pilar educacional da Universidade de Marília (Unimar), que há mais de 60 anos prepara profissionais capacitados à transformarem a sociedade. Essa Instituição, que leva Marília até em seu nome e investe cada vez mais na qualidade da graduação e pós-graduação, foi contemplada pelo terceiro ano consecutivo com a aprovação de Programa de Pós-graduação “Stricto Sensu” pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes): desta vez com o Mestrado Profissional em Saúde Animal, Produção e Ambiente.
 
PESQUISA
De acordo com a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, Fernanda Mesquita Serva, um dos aspectos mais importantes para a Universidade de Marília é a pesquisa. “A Instituição possui uma política de incentivo à publicação dos nossos docentes e a produção científica dos nossos alunos. O que, sem dúvida nenhuma, desencadeou estas importantes conquistas. Não existe uma instituição de ensino na nossa região que teve conquistas importantes ao longo destes três anos consecutivos em relação a aprovação de Programas de Mestrados e Doutorado. Investir em pesquisa em um país que cada vez mais anseia por desenvolvimento é muito importante, da credibilidade aos nossos alunos, fortalece o ensino e aprendizagem dos nossos professores”, explica.


O Coordenador do Programa, Dr. Raul José Silva Girio: pesquisa na Unimar deve atender vocação alimentícia da cidade pelo mestrado

MERCADO
De acordo com o Coordenador do Programa, Dr. Raul José Silva Girio, o Mestrado Profissional tem grande relação com a pesquisa aplicada, principalmente voltada para profissionais de empresas e indústria do agronegócio. “Esse mestrado da Unimar tem uma relação com Marília e Região, devido a cidade ser conhecida como a capital nacional do alimento e possuir mais de mil empresas e uma região importante no agronegócio. Serão oferecidas dez vagas por semestre contemplando o aperfeiçoamento profissional de médicos veterinários, engenheiros agrônomos, zootecnistas e biólogos”, explica.
 
DOUTORADO EM DIREITO
Esta série de conquistas e aprovações na Pós-Graduação teve início em 2017, quando a universidade de Marília foi autorizada a ampliar seu programa na área jurídica passando então a oferecer o Doutorado em Direito. A universidade é a única da região a ofertar o ciclo de formação completo na área com Graduação, Especializações, Mestrado (que existe há 15 anos), Doutorado e Pós-doutorado em Direito.
“Esta conquista possibilita que o curso de Direito de Marília, nota máxima no MEC, possa ter os seus alunos iniciando a graduação, seguindo na especialização, mestrado e doutorado. Sem contar que agora estamos possibilitando que o aluno possa estudar no período da manhã, por que estamos abrindo mais esta oportunidade para Marília e região”, conta a pró-reitora. 
 
AMOR DE CRIANÇA
No ano seguinte, a Unimar foi contemplada com a aprovação do Programa de Mestrado Interdisciplinar em Interações Estruturais e Funcionais na Reabilitação Na ocasião, entre os 154 pedidos protocolados, somente 14 foram aprovados pela Capes. O projeto foi elaborado a partir da vocação da instituição na área da saúde e suas características essenciais como disciplinas de anatomia, fisiologia, farmacologia e práticas e inovações que beneficiam as crianças atendidas pelo Projeto Amor de Criança.
Para a Unimar a inovação constitui em investimento maciço em ensino, pesquisa e extensão de qualidade, sem se descuidar de sua responsabilidade social. “Para 2020 estamos trabalhando no Mestrado Acadêmico de Inovação e Empreendedorismo na área de Administração. Estamos montando o projeto em parceria com as principais forças da nossa cidade, com os nossos docentes e nossos discentes e Marília, em breve, terá um programa profissional que contemplará também este segmento do campo da pesquisa”, concluiu Fernanda Mesquita Serva.

Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Telefone
Diretor Comercial
Marcos Flaitt
(14) 99601-3070
E-mail
redacao@revistad.com.br
apoiorevistad@gmail.com
(14) 3221-0780
Siga-nos