Unimar participa da III Semana Nacional de Arquivos

Foto Divulgação
A Universidade de Marília (Unimar), por meio do Centro de Documentação, participa da III Semana Nacional de Arquivos em parceria com o Departamento de Ciência da Informação da Universidade Estadual Paulista (Unesp). O evento é promovido pelo Arquivo Nacional e a Fundação Casa de Rui Barbosa com a proposta de apresentar à sociedade a importância da preservação dos acervos históricos. 
 
De acordo com a arquivista do Centro de Documentação da Unimar, Danila Alencar, os arquivos são fundamentais para as instituições públicas ou privadas. “Nossos acervos são reflexos das ações humanas e decorrências de suas atividades, quer sejam administrativas, econômicas, políticas ou culturais. São também espaços de aproximações de ideias, garantias de direitos e a construção da memória de um povo e um incentivador à produção de conhecimento científico e cultural”, explica. 
 
Este ano o tema é “Desenhando Arquivos”, abordando de uma forma ampla os processos arquivísticos e destacando as pessoas que desenvolvem as ações e os meios para estabelecer a gestão de documentos e informações. Discutindo assim, a importância dos arquivos, frente os avanços tecnológicos. 
 
Ainda segundo a Danila, participar da Semana Nacional de Arquivos é uma oportunidade de fortalecer vínculos institucionais, promover o espaço de compartilhamento de conhecimentos, além de poder divulgar de forma mais clara as ações desenvolvidas pelos arquivos, aproximando pessoas e instituições envolvidas na construção desse cenário”, ressalta. 
 
A abertura da Semana Nacional de Arquivos será realizada pela Pró-Reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Ação Comunitária, Fernanda Mesquita Serva e pelo Diretor da Unesp Marília, Marcelo Tavella Navega. O primeiro assunto abordado será “O ciclo de vida dos dados e a atuação do arquivista” com palestra do docente do Departamento de Pós-Graduação em Ciências da Informação da Unesp, Ricardo César Gonçalves Sant'Ana, da docente do Departamento de Ciências da Informação da Unesp, José Augusto Chaves Guimarães, e a Chefe do Departamento de CIências da Informação,  Maria Leandra Bizello. 
 
No segundo dia, acontece um debate sobre o “Relato de experiências do fazer Arquivístico” com a mediação da docente Telma Campanha Carvalho Madio e participação do arquivista da Prefeitura de Marília, Leandro Lopes Ferreira, da arquivista da Dori Alimentos, Luciana Davanzo e da arquivista da Unimar, Danila Alencar.     
 
Na quinta-feira, último dia, será discutido “Relato de Experiências do fazer arquivístico”. A mediação será da docente do Departamento de Ciência da Informação, Márcia Cristina de Carvalho Pazin Vitoriano, com debates realizados pela Arquivista da Famema, Isabela Gélas Ciocca, a arquivista do Hospital Lucy Montoro, Bruna Gisele Motta, a arquivista da Universidade Sagrado Coração (USC), Helena Pitol Bernardes. O evento será finalizado com a transmissão ao vivo do “Seminário Transparência e Memória” realizado pelo Centro de Documentação de Memória da Unesp Marília. 
 
A Semana Nacional de Arquivos será realizado nos dias 4, 5, 6 e 7 de junho das 13h30 às 16h30. A abertura será realizada no Anfiteatro da Reitoria da Unimar. Os dois dias de debate acontecem no anfiteatro da Unesp Marília.  Mais informações podem ser obtidas através do site www.unimar.br ou pelo telefone 14 2105-4000. 
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Telefone
Diretor Comercial
Marcos Flaitt
(14) 99601-3070
E-mail
redacao@revistad.com.br
apoiorevistad@gmail.com
(14) 3221-0780
Siga-nos