UMA NOVA FASE

Luca Moreira inaugura novo escritório e exibe toda sua versatilidade em projetos residenciais
Com uma carreira de mais de 15 anos na arquitetura e design de interiores, Luca Moreira não cansa de nos surpreender. Dona de uma versatilidade invejável, a arquiteta está sempre em harmonia com as mais inovadoras tendências do Brasil e do mundo, que são colecionadas em viagens e experiências acumuladas ao longo dos anos de profissão, passando por sua fina curadoria antes de serem implantadas na região de Marília e em outros projetos que o escritório possui pelo país.
“Estamos sempre em transformação e evolução, não apenas como indivíduos, mas também como sociedade. As mudanças acontecem de forma dinâmica e é preciso incorporar esse dinamismo para atender novas demandas da vida moderna”. Em novo espaço, inaugurado no segundo semestre de 2019, a arquiteta concretiza sua mais nova fase. Mais do que dominar os conceitos de uma arquitetura contemporânea, Luca comprova sua capacidade de se reinventar, atualizar e inovar - mesmo quando a proposta envolve um projeto residencial no mais imponente estilo clássico.
“Projetar não é apenas desenhar a casa dos sonhos no papel. No meu dia a dia procuro desvendar as preferências do cliente e, naquele momento de trabalho, meu envolvimento com a ideia é total, como se as preferências dele passassem a ser minhas também. Fico tão ansiosa quanto eles para ver a obra finalizada e a casa decorada”, descreve a profissional. Mas a rotina tem seus percalços. “O arquiteto é o profissional preparado para adequar as vontades do futuro morador ao que é possível, seja em termos de fornecedores, prazos e todos os demais aspectos importantes para ele.
No entanto, as pessoas estão a cada dia mais exigentes, mais ansiosas, e ajustar essas expectativas tem se tornado a cada dia mais desafiador”, explica. “Cada casa tem um nível de detalhamento e velocidade de execução. Em todo projeto há etapas que, para assegurar a qualidade do resultado final, precisam ser cumpridas. Há ainda muitos imprevistos com fornecedores, mão de obra, condições climáticas e até mesmo a velocidade da tomada de decisão do cliente para um revestimento, por exemplo. Estes são apenas alguns dos fatores que impactam no andamento de uma construção”, completa.
Apesar das intempéries, ao final de uma obra executada Luca revela sua sensação de dever cumprido. “Quando entregamos a casa pronta, não é raro que os clientes mais exigentes confessem estar tão felizes com o resultado que acabam por esquecer cada momento difícil da construção. Essa, para mim, é a maior satisfação”.


Fachada do novo escritório da arquiteta Luca Moreira na rua Sete de Setembro, 311, no bairro Boa Vista

NOVO ESCRITÓRIO
O novo espaço da arquiteta Luca Moreira está localizado na Rua Sete de Setembro, entre a Avenida Santo Antônio e a Rua Vinte e Quatro de Dezembro. “A intenção foi trazer o escritório para uma posição mais central, o que acabou por contribuir no meu convívio familiar, facilitando a proximidade com minha casa e meus filhos”, destaca.
Nesse contexto, surgiu também um dos grandes diferenciais do escritório: o Espaço Kids, especialmente desenvolvido para receber filhos dos clientes de forma aconchegante e divertida, fazendo com que o local se transforme, de certa maneira, em um passeio para toda a família. “Há uma sala na qual as crianças ficam à vontade para escrever na lousa, pular, brincar, bagunçar. Isso ajuda os pais a ficarem mais tranquilos quando é preciso focar nas questões do projeto, ao mesmo tempo em que as crianças permanecem livres para vir até a reunião e contribuir com suas ideias para a casa”.



Outro aspecto diferencial é a metragem mais ampla do novo prédio, necessária para abrigar a estrutura de um escritório que trabalha com obras em nível Brasil. “Hoje temos obras em diversos pontos do país, inclusive na Bahia. Crescemos muito nos últimos anos e isso demanda mais espaço físico para abrigar o staff com qualidade, setorizando as etapas de forma adequada”, pontua. “Hoje temos ainda espaço para fazer confraternizações e palestras para a equipe. Isso é parte fundamental da nossa filosofia de trabalho, que busca evoluir continuamente”. Além de um privilegiado espaço de trabalho, há áreas destinadas para a realização de eventos culturais, exposições, showroom e programa de TV, que ocorrerão em parceria com a Agência ID Eventos.



CASA DE CAMPO
Em 400 metros quadrados de área construída, o projeto no estilo chácara contemporânea mescla linhas modernas com o melhor do estilo rústico. Idealizada para três mulheres, a casa possui peças de mobiliário repletas de significado, o que colabora muito para a atmosfera campestre. O projeto teve alto nível de detalhamento, com a união de aspectos funcionais, técnicos e estéticos, contando ainda com o privilégio de ter o verde naturalmente presente por todos os lados, aspecto que foi priorizado para toda a concepção da obra, que se aproveitou dos desníveis naturais do terreno.



“Criamos panos de vidro com a intenção de que, independente do ponto que se olha, a natureza esteja em vista – o vale, uma árvore nativa e especialmente as antigas palmeiras ao fundo do terreno, que emolduram a casa e que nortearam grande parte de nossas escolhas”, revela a arquiteta. “Ao mesmo tempo em que as aberturas para a área externa estão muito presentes, elas foram colocadas de forma a não complicar a manutenção do dia a dia e sem deixar também que a posição do sol limite qualquer ambiente. Por isso todas elas estão posicionadas em pontos estratégicos”.

NEOCLÁSSICA
Com uma proposta inusitada, a construção de 1.000 metros quadrados construídos convidou Luca a revisitar livros de arquitetura antiga e rever conceitos de construção para conceber o projeto neoclássico no estilo europeu e que, ao mesmo tempo, busca uma atmosfera intimista. “É um trabalho gratificante, semi-pronto, no qual nos debruçamos há mais de seis anos, lapidando, pensando em cada detalhe, com cuidado para escolher cada fornecedor. É um sonho de longa data e fico muito lisonjeada por poder fazer parte dele”, afirma.



MODERNA
Estes dois projetos, cada um a sua maneira, tem proposta de linhas modernas. Em fase de terraplanagem, as construções saem do lugar comum com aspectos da personalidade de seus moradores. Idealizadas em condomínios fechadas, as residências tem pegada arrojada para atender às rotinas de jovens casais com filhos. Ambos os projetos mantêm linhas limpas e formas básicas, com valorização da luz natural em suas amplas aberturas de panos de vidro.



MODALIDADES DE CONSTRUÇÃO
Estes dois projetos, cada um a sua maneira, tem proposta de linhas modernas. Em fase de terraplanagem, as construções saem do lugar comum com aspectos da personalidade de seus moradores. Idealizadas em condomínios fechadas, as residências tem pegada arrojada para atender às rotinas de jovens casais com filhos. Ambos os projetos mantêm linhas limpas e formas básicas, com valorização da luz natural em suas amplas aberturas de panos de vidro.



PARKELET
Conceito inovador para a cidade, o parklet é um conceito que surgiu nos Estados Unidos, mais precisamente na cidade de São Francisco, Califórnia. “A proposta é criar áreas adjacentes às calçadas de espaços comerciais, construídas com a finalidade de ser um espaço público para convívio e lazer em locais antes destinados exclusivamente ao estacionamento de veículos, para promover a convivência dos pedestres e proporcionar um uso mais democrático destes espaços”, explica a arquiteta, que atualmente executa o projeto para a Madalê Gelato Artesanal.



AROMATERAPIA
Como mais um diferencial inusitado, para complementar o trabalho arquitetônico, Luca agrega a possibilidade de associar a aromaterapia à entrega de suas obras. Com ajuda da empresa Gratidão Aromatizadores, de Fabiane Dutra e Eliseu Soares, a proposta é criar uma identidade olfativa para ambientes como residências, comércios e clínicas de saúde, ampliando a sensação de bem-estar e pertencimento ao espaço. Os profissionais também são especializados na implantação de conceitos do Feng Shui, uma arte milenar chinesa que se utiliza de diferentes filosofias orientais para harmonizar os ambientes.

SAIBA MAIS
O escritório Luca Moreira Arquitetura fica na Rua Sete de Setembro, 311. O telefone para contato é o (14) 99802-1599 (14) 99868-9948| (14) 99650-1599. Site: www.lucamoreiraarquitetura.com.br Facebook: @lucamoreiraarquitetura | Instagram: @lukagma
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Telefone
Diretor Comercial
Marcos Flaitt
(14) 99601-3070
E-mail
redacao@revistad.com.br
apoiorevistad@gmail.com
(14) 3221-0780
Siga-nos