Rotary Marília promove conscientização ecológica com plantio de árvores

Foto divulgação
Rotarianos que fazem parte do Rotary Club de Marília-Pioneiro promoveram no último final de semana, nas dependências do Condomínio Terras da Fazenda, mais uma etapa do “Programa Aniversário da Vida”, em que o plantio de árvores é a atividade principal, atraindo simpatizantes, convidados e populares. “Desde 2008 regularmente estamos promovendo este trabalho que envolve toda a comunidade”, disse a presidente do clube rotário mariliense, a médica veterinária, Monaliza Andréa Salemme Marega, que reuniu os associados do clube, familiares e convidados para o plantio de 30 mudas de árvores entre ipês, goiabeiras, amoreiras. “Desta vez houve um número muito grande de crianças, jovens e moradores que compartilharam a atividade conosco”, ressaltou a dirigente rotária local ao programar o evento em parceria com a Secretaria Municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento do município de Marília, bem como com o próprio condomínio residencial.
 
Durante aproximadamente 4 horas de atividade, rotarianos e moradores do condomínio acompanharam o trabalho do plantio das mudas, que este ano contou com a participação de Daniela Pedrosa Marega, engenheira agrônoma, que explicou a importância do ato e principalmente os reflexos no futuro. “As crianças se divertiram muito e aproveitaram bem as explicações, respondendo as perguntas de maneira divertida e descontraída”, comentou a cirurgiã-dentista, Sandra Aparecida de Souza Craveiro Tavares, coordenadora do programa dentro do clube rotário mariliense. “Além disso, os moradores se comprometeram a zela pelas plantas”, acrescentou a rotariana que conduziu os trabalhos prático, fazendo com que cada participante ajudasse no plantio. “Todas as crianças plantaram um árvore”, garantiu.
 
A repercussão da atividade foi tão positiva que outros condomínios residenciais se manifestaram em participar do programa. “Vamos desenvolver um cronograma para poder atender a todos”, explicou Monaliza Andréa Salemme Marega, que considerou válido o plantio de mudas diversas entre ornamentais e frutíferas. “Cada local recebeu a muda adequada”, falou ao fortalecer a área do pomar com as mudas frutíferas. “O local é adequado e haverá cuidado permanente o que eleva a possibilidade de todas as mudas vingarem”, acrescentou Sandra Aparecida de Souza Craveiro Tavares, que pretende organizar novo plantio ainda este ano. “Vamos estudar a possibilidade e havendo as condições favoráveis, vamos promover nova etapa do programa”, disse animada com a chance de repetir a ação com crianças, familiares e os próprios moradores.
 
O desejo dos rotarianos é de promover esta atividade com mais frequência, porém, as mudanças climáticas não estão colaborando. “Com os dias secos e quentes fica complicado fazer o plantio”, explicou a coordenadora do programa Aniversário da Vida do Rotary Club de Marília-Pioneiro. “O sucesso para a muda prosperar fica mais difícil”, disse ao preferir esta época de chuvas. “Por outro lado, se chover muito e forte, estraga tudo”, acrescentou Sandra Aparecida de Souza Craveiro Tavares que pretende arriscar mais neste período do ano, do que nas época de frio e tempo seco. “Vamos procurar aumentar a quantidade, se possível, em época mais propícias”, planeja ao conversar em breve com o secretário municipal da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ricardo Cavichioli Scaglion sobre o assunto e sugestões. 
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Telefone
Diretor Comercial
Marcos Flaitt
(14) 99601-3070
E-mail
redacao@revistad.com.br
apoiorevistad@gmail.com
(14) 3221-0780
Siga-nos