Programa de implante transcateter de válvula aórtica consolida-se na Santa Casa de Marília

Foto Divulgação
O implante transcateter de bioprótese valvar aórtica (TAVI) consolidou-se como modalidade de tratamento de pacientes idosos portadores de estenose aórtica sintomática. Inicialmente indicada para indivíduos de risco cirúrgico alto ou proibitivo, a técnica hoje também contempla aqueles de menor complexidade, graças ao excelente desempenho dos dispositivos quando comparados à cirurgia convencional em importantes estudos clínicos realizados. Assim, já configura como recomendação precisa na abordagem dessa patologia nas principais diretrizes cardiológicas internacionais. 
 
Oferecendo esse tratamento de vanguarda para Marília e região, desde 2016, o serviço de Cardiologia Invasiva da Santa Casa de Marília, sob a coordenação do cardiologista intervencionista Pedro Beraldo de Andrade, alcançou consistência nos resultados oferecidos aos 15 pacientes já submetidos ao procedimento nos últimos três anos, com sucesso do implante e alta hospitalar precoce para a totalidade dos casos. 
 
Para tanto, conta com uma equipe multiprofissional composta por cardiologistas intervencionistas, cirurgiões cardíacos, anestesistas, intensivistas, enfermeiros e fisioterapeutas, integrados e focados em oferecer os melhores cuidados ao cliente.

 
“O processo de treinamento e certificação para alcançarmos com êxito nossos objetivos envolve uma grande dedicação individual de cada membro do Heart Team da Santa Casa, plenamente recompensada após a alta domiciliar de cada um desses pacientes que nos confiaram seu tratamento”, atesta Pedro Beraldo.
 
Em abril de 2019, o profissional obteve o diploma oficial da Associação Médica Brasileira e da Sociedade Brasileira de Cardiologia para a efetivação de procedimentos valvares por cateter, conferido até o momento a apenas 52 profissionais em todo a país, sendo o único na região do Centro-Oeste Paulista. Entre os dias 1 e 3 de outubro, Pedro Beraldo realizou um treinamento no University Hospitals, em Cleveland, EUA, centro de referência mundial em TAVI. Além disso, participará entre 17 a 19 de novembro, na Inglaterra, do PCR London Valves, maior evento mundial dedicado exclusivamente ao tópico de terapias valvares transcateter.


 
“Sempre tive como meta profissional cotejar nossos resultados e torná-los comparáveis àqueles obtidos nos melhores centros intervencionistas ao redor do país e do mundo. Felizmente atesto dia-a-dia que estamos na direção correta. Para tanto, colocamo-nos em contínua atualização, aprimoramento e incorporação de novas tecnologias, em uma simbiose que contempla o corpo clínico do Serviço, a administração da Santa Casa, os parceiros e demais gestores envolvidos nos cuidados à saúde de nossa população”, concluiu o médico cardiologista intervencionista. 
 
Fonte: Assessoria de Imprensa da Santa Casa  
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Telefone
Diretor Comercial
Marcos Flaitt
(14) 99601-3070
E-mail
redacao@revistad.com.br
apoiorevistad@gmail.com
(14) 3221-0780
Siga-nos