Equipe da Santa Casa de Marília participa do 4º Encontro Nacional do DRG Brasil

Plataforma agrega valor aos processos pautados nas boas práticas assistenciais com qualidade e redução de desperdício
A diretora técnica da Santa Casa de Misericórdia de Marília, Ismênia Torres e as enfermeiras do hospital, Franciele Santorato e Patrícia Hermosilla, ambas codificadoras e analistas do DRG (Diagnosis Related Groups, sigla em inglês do Grupo de Diagnósticos Relacionados), participaram do 4º Encontro Nacional do DRG Brasil, nos dias 21 e 22 de novembro. 
O evento foi realizado em Belo Horizonte-MG e teve como tema: “Plataforma DRG Brasil - Geração de Valor para Todos”. Práticas bem sucedidas nos diversos públicos do sistema de saúde foram discutidas na oportunidade. Temáticas importantes foram tratadas durante o 4º Encontro Nacional do DRG Brasil como: Hospital Amigo do Idoso, Ambulatorização Cirúrgica, Governança Clínica Baseada em Valor, Eficiência Hospitalar, entre outros. “A adesão da Santa Casa de Marília a esta metodologia DRG, vem agregar valor aos seus processos pautados nas boas práticas assistenciais com qualidade e redução de desperdício”, destacou a diretora técnica da Santa Casa, Ismênia Torres.

PLATAFORMA
O DRG Brasil é uma plataforma de governança clínica e de entrega de valor em saúde que acopla ao know-how metodológico tecnologias acessíveis e inovadoras capazes de proporcionar um modelo assistencial centrado no paciente, modelo remuneratório por valor e bundle, além de informações de saúde de alta qualidade com referenciais nacionais. 
Empresas, profissionais e acadêmicos do Brasil e de outros países se conectam à plataforma DRG Brasil e trabalham de forma cooperada, intensificando a capilaridade, a robustez e a evolução da ferramenta. O trabalho é voltado para a avaliação da qualidade assistencial e focado no cuidado ao paciente. Compreendem os quatro alvos do DRG: o uso eficiente do leito hospitalar e as reduções das condições adquiridas, da readmissão não programada e das internações sensíveis ao cuidado primário.

NÚMEROS
O DRG é um projeto que conta com o apoio da Fehosp (Federação das Santas Casas e Hospitais Beneficentes do Estado de São Paulo) em parceria com a Planisa. Na Santa Casa de Marília é supervisionado pelas Diretorias Técnica e Administrativa. Através deste trabalho, as altas médicas passaram a ser 100% codificadas. Estes dados são muito importantes para que as ações sejam tomadas com embasamento técnico e estatístico.
Para ter ideia de sua importância, o DRG está presente em mais de 200 hospitais privados e filantrópicos, inclusive nas unidades hospitalares que atendem SUS (Sistema Único de Saúde), além de mais de 100 operadoras de saúde. Mais de 1,5 milhão de altas hospitalares já foram avaliadas por esta importante ferramenta, há 7 anos no mercado nacional.
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Telefone
Diretor Comercial
Marcos Flaitt
(14) 99601-3070
E-mail
redacao@revistad.com.br
apoiorevistad@gmail.com
(14) 3221-0780
Siga-nos