Educar e convencer

A importância da parceria entre escola e família para formação de alunos na velocidade do século 21
A parceria entre família e escola é um dos principais elementos para o sucesso da educação. Focar no desenvolvimento do aluno é um trabalho e um desafio que depende dessa parceria. Embora seja um tema polêmico, pais e educadores concordam em um ponto: a escola e a família devem ser parceiras na missão de formar cidadãos, alinhando expectativas e unindo esforços para que o aluno seja o maior beneficiado.
Escola é vida, é experiência de vida. O mundo tem passado por muitas transformações em um espaço de tempo relativamente pequeno. A educação vem acompanhando essas mudanças.
Diferentemente do passado, de um mundo mais lento, de uma educação mais devagar, com seu conteúdo mais sedimentado e com mais tempo para o estudante se aprofundar nas matérias, vivemos hoje um mundo onde tudo é muito rápido. Atualmente, muita coisa é descartável e muitas necessidades foram criadas. No Colégio Compacto, apesar de termos equipamentos e tecnologia à disposição, ainda acreditamos que o diferencial do trabalho está no conhecimento que o educador deve desenvolver sobre o tema trabalhado e, além disso, aproveitar ao máximo a informação e comentários desenvolvidos pelos alunos para enriquecer a aula, aprimorando o “ir e vir” do conhecimento criando um ambiente agradável de aprendizado.
A formação do educador envolvida com a bagagem de cada aluno cria condições para um desenvolvimento do aprendizado. Esse respeito sem dúvida ainda faz fluir um resultado, sempre respeitando o limite e as características de cada um.
Os alunos têm um melhor desempenho acadêmico quando pais e educadores compreendem as suas expectativas e se mantêm em contato para falar sobre hábitos de aprendizagem, atitudes perante a escola, interações sociais e sobre o seu progresso acadêmico.
Se os pais e escola interagem de forma contínua e buscam resolver os problemas imediatamente, considerando sempre as causas dos conflitos e dificuldades, certamente eles encontrarão juntos as soluções que favoreçam a família, os educadores, a instituição escolar e, principalmente, os alunos.
Essa é a razão de ser da parceria entre a escola e a família. Para isso, a presença de cada família informando o colégio sobre os anseios e condições de seus filhos nas situações trabalhadas em casa e escola completarão uma filosofia que o Compacto defende que é a junção de forças entre educadores, alunos e família. A junção dessas duas visões é o que promove uma formação educacional eficiente e enriquecedora.


 
Cláudio Martins é diretor do Colégio Compacto.

Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Telefone
Diretor Comercial
Marcos Flaitt
(14) 99601-3070
E-mail
redacao@revistad.com.br
apoiorevistad@gmail.com
(14) 3221-0780
Siga-nos