Cristina Bondezan

Arquiteta
Formada em arquitetura, Cristina Bondezan é natural da capital paulista. A opção pela faculdade foi feita ainda no colegial. “Na época, tudo o que fazíamos precisava dar certo. Decidi fazer arquitetura e depois comecei a me envolver, enfrentando as dificuldades que surgiram”.
A trajetória não foi descomplicada. “Havia muito menos acesso à informação. Era preciso ‘quebrar a cara’ para aprender. Para desenhar não havia programas gráficos. Fazíamos no normógrafo, papel vegetal, e se errasse precisava raspar com gilete. Era um trabalho braçal”.
A família de Cristina morava em Marília à época da Faculdade em Mogí das Cruzes, período em que passou pelo escritório do renomado arquiteto Rames Rayes. Formada e morando em São Paulo fez alguns trabalhos, mas interrompeu sua atuação para ser mãe, retornando à Marília e ao mercado de trabalho algum tempo depois.
Nessa trajetória, trabalhou na Prefeitura Municipal, sendo secretaria de planejamento por três vezes. “Tive uma experiência com o bem público, que é bem diferente do particular, pois há grande limitação de recursos. Trabalhei com gente muito humilde, fizemos moradias econômicas. E aprendi a fazer do limão uma limonada. Uma experiência com uma parte social muito bacana. Muitas vezes não havia mão de obra qualificada e então fazíamos cartilhas para ensinar a fazer muros, por exemplo. Era muito gratificante quando as pessoas me chamavam para mostrar a casa pronta, ou mesmo um muro que haviam erguido”.
Depois da experiência na Prefeitura, Cristina pediu sua demissão para experimentar outro lado mercado. “Fiquei afastada por muitos anos, mas achava que ainda dava tempo – sempre dá. Havia o receio de não ter espaço, estava com um filho pequeno, meus pais tinham relativa dependência de mim. Mas senti que precisava arriscar com um escritório. E essa foi a melhor coisa que fiz”.
Além do trabalho nos setores público e privado, Cristina também esteve no meio acadêmico por 15 anos como professora do Univem. A experiência rendeu ainda a proposta de um novo desafio: um curso para alunos recém-formados – e o projeto de transpor o curso para uma plataforma online num futuro próximo.
“Queremos pensar junto com o jovem sobre inteligência emocional, contrato, postura com os colaboradores, coisas que a faculdade deixa de fora. Também queremos Cristina Bondezan Arquiteta fazer um curso para profissionais já atuantes sobre loteamentos e condomínios fechados, pois são poucos os profissionais que conhecem a burocracia. Gosto muito de compartilhar conhecimento, isso tem muito valor pra mim e me dá muito prazer”.
A arquiteta considera ter uma grande capacidade de adaptação. “Com essa flexibilidade acredito que consegui atuar em diferentes espaços e mercados, sempre tirando o melhor disso. Olhei o lado bom de tudo, desenvolvendo a criatividade e incorporando o que aprendi na dificuldade. Trabalhar bem, seja com poucos recursos, seja com tudo do bom e do melhor, mas sempre orientando para que a obra seja economicamente sustentável, sem deixar que se gaste mais do que o necessário, encontrando opções viáveis e sem prejudicar ninguém. Com consciência podemos construir o melhor, não só em edificações, mas também para a sociedade”.
 
SOBRE O ESCRITÓRIO DE ARQUITETURA CRISTINA BONDEZAN
Com cerca de 20 anos de trabalho solo, o escritório de Arquitetura Cristina Bondezan está há 10 anos no atual endereço à Rua dos Ônix no bairro Maria Izabel.
O escritório é reconhecido pelo trabalho em grandes condomínios, como Terras da Fazenda, Jardins de Renoir e Monet, o Recanto das Esmeraldas e também a portaria do Verana Parque Alvorada. Hoje o foco está nos projetos maiores, sejam residenciais ou comerciais.
“É importante respeitar o espaço de quem está começando agora. Então focamos em projetos de maior porte sem disputar com quem acaba de iniciar sua conquista de espaço”.
 
Saiba Mais
O escritório fica na Rua dos Ônix, 571, Jardim Maria Izabel, Marília. Os telefones para contato são (14) 3454-9766 e (14) 9962-69687.

Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Telefone
Diretor Comercial
Marcos Flaitt
(14) 99601-3070
E-mail
redacao@revistad.com.br
apoiorevistad@gmail.com
(14) 3221-0780
Siga-nos