Câmara Municipal homenageia Santa Casa pelos 90 anos

Solenidade acontece no plenário do Legislativo. Confira um pouco da história, da estrutura e das atividades do hospital
A Santa Casa de Misericórdia de Marília será homenageada pela Câmara Municipal em sessão solene a ser realizada a partir das 20h no plenário do Legislativo. A instituição comemorou 90 anos de fundação em abril.
A Irmandade da Santa Casa de Misericórdia de Marília, instituição sem fins lucrativos e filantrópica é referência em assistência para toda a região. Fundado em 22 de abril de 1929, o hospital teve como seu primeiro provedor o Sr. Bento de Abreu Sampaio Vidal. 
No início de seu funcionamento, a área física construída da instituição abrigava 18 leitos e apenas uma sala de cirurgia. Com o passar dos anos e com o crescimento populacional urbano, a necessidade de se incrementar novos leitos hospitalares foi sentida. A instituição, na pessoa do então provedor e dos demais membros da Irmandade, apoiou essa ideia e em pouco tempo já estava construído um pavilhão central destinado às internações, bem como o prédio que viria a abrigar a antiga maternidade. 
Em 1956, assume a provedoria o Dr. Cristiano Altenfelder e Silva. Naquele mesmo ano foi construído o Pavilhão Infantil “Dona Antonieta Altenfelder”, em virtude de uma demanda emergente de atendimento às crianças. No ano seguinte, 1957, foi construído o Educandário “Bento de Abreu Sampaio Vidal”. Em vista da crescente necessidade de mais leitos hospitalares, foi construído, em 1977, um novo pavilhão hospitalar e também o novo centro cirúrgico, áreas estas mantidas em funcionamento até os dias atuais. 

FORMAÇÃO
É importante lembrar que a Santa Casa teve também papel de destaque na formação de profissionais médicos, uma vez que serviu de campo para estágios dos alunos da Faculdade de Medicina de Marília. A Santa Casa está instalada numa área de 25.000 m² e possui 19.870,01 m² de área construída. Conta com 355 médicos no seu corpo clínico e 1.100 funcionários. 
A Santa Casa de Marília é atualmente um hospital filantrópico regional de grande porte, de nível terciário e referência para o SUS em especialidades e procedimentos de alta complexidade como ortopedia e traumatologia, cirurgia cardíaca e hemodinâmica, neurocirurgia, oncologia e terapia renal substitutiva, inclusive com a realização de transplantes renais. 
O hospital conta com serviços ambulatoriais em diversas especialidades como neurologia, oftalmologia, oncologia clínica e cirúrgica, nefrologia, ortopedia, cirurgia pediátrica, cardiologia clínica e cirúrgica, otorrinolaringologia, vascular, anestesiologia, urologia, cirurgia bucomaxilofacial, entre outros. 
Atualmente, para atender a comunidade, a Santa Casa de Marília dispõe da seguinte estrutura: 186 leitos de internação, sendo 39 de UTIs (Unidades de Tratamento Intensivo) adulto e pediátrica, cardiológica e de queimados. O hospital conta com 10 salas no centro cirúrgico e 12 leitos de recuperação pós-anestésica. 
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Telefone
Diretor Comercial
Marcos Flaitt
(14) 99601-3070
E-mail
redacao@revistad.com.br
apoiorevistad@gmail.com
(14) 3221-0780
Siga-nos