Alunos da Unimar encerram período de consultoria para empresas de Marília

Acadêmicos de Administração finalizaram atividades em apresentação na ACIM
Os acadêmicos do oitavo termo do curso de Administração da Universidade de Marília (Unimar) finalizaram as atividades da disciplina em Gestão Integrada II apresentando o resultado da consultoria realizada com empresas reais, em parceria com o Conjunto de Jovens Empreendedores da Associação Comercial de Marília (ACIM). 
De acordo com o docente responsável pela atividade, Carlos Francisco Bitencourt Jorge, a atividade foi uma oportunidade para a atuação prática da gestão empresarial. “A ideia foi trazer para os alunos a oportunidade de ter contato com as empresas e ‘tirá-los da caixinha’, para não formarmos profissionais segmentos com modelos de metas. Com estas atividades, fazemos com que os futuros administradores se desenvolvam, já que precisam pensar em novas estratégias, metas e procedimentos no contexto da gestão”, explica.


O professor Carlos Francisco Bitencourt Jorge e a pró-reitora de pésquisa, pós-graduação e ação comunitária, Fernanda Mesquita Serva
 
GESTÃO INTEGRADA
Quatro empresas marilienses participaram da atividade proposta pela disciplina de gestão integrada II. A turma foi dividida e cada grupo atendeu a um empresário, que durante um semestre foi à universidade para se reunir com os membros da equipe, contando sobre os processos de trabalho e as dificuldades encontradas na rotina empresarial. A partir destas questões, os acadêmicos buscaram estratégias para os segmentos. 
Os futuros administradores estavam contentes pela atividade, ressaltando como foi fundamental para prepará-los em mais um segmento, que é indispensável no setor. Segundo a Amanda Mendes, foi muito importante trabalhar e vivenciar o dia a dia da empresa. “Foi sensacional a experiência de analisar a situação e criar novas estratégias, porque a gente vê muito isso na teoria, sem conseguir ter a noção do ambiente externo. O trabalho nos possibilitou conhecer uma empresa real e quais são as dificuldades. Foi uma satisfação auxiliá-los”, conta. 


Acadêmicos em reunião na sede da Associação Comercial e Industrial de Marília
 
FUTURO
O acadêmico Nelson Lucas Jodas disse que participar da atividade abrirá portas no futuro. “A parte de consultoria foi uma nova área que tivemos a oportunidade de estudar na Universidade. Foi muito bacana esta parceria com os empresários que nos trouxe uma nova experiência e uma nova área de trabalho, que irá enriquecer nosso currículo e nos apoiar no futuro”, ressalta. 
O acadêmico Matheus Frazão disse que a realização do trabalho foi uma grande oportunidade de aperfeiçoar a profissão. “O que fizemos foi algo muito inovador. Conseguimos ao longo do semestre conhecer bem a empresa e saber como ela participa e atua no mercado, sendo uma oportunidade muito grande de estar dentro do ambiente empreendedor. Além disso, trabalhamos em equipe, o que me fez amadurecer ainda mais como profissional, podendo obter visões diferenciadas de um único tema”, afirma.  
 
REALIDADE PROFISSIONAL
Segundo a Pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Ação Comunitária da Unimar, a atividade foi muito importante para que os alunos pudessem ter a compreensão da realidade profissional. “Hoje é um dia especial, porque todo fechamento de ciclo é muito importante, ainda mais quando o aluno ultrapassa os muro da Universidade e vai para um espaço como a Acim. É maravilhoso, do ponto de vista pedagógico, porque eles vivenciaram na prática e tiveram contato com os empresários e, sem dúvida nenhuma, são estas atividades que marcam a vida dos estudantes porque contribuem para a qualidade da formação, que deixam à graduação com um perfil diferenciado, sendo destaques no mercado de trabalho”, finaliza. 
 
Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Telefone
Diretor Comercial
Marcos Flaitt
(14) 99601-3070
E-mail
redacao@revistad.com.br
apoiorevistad@gmail.com
(14) 3221-0780
Siga-nos