Alma de Educador

“...Ensinar o voo, isso não podem fazer (as escolas), porque o voo já nasce dentro dos pássaros. O voo não pode ser ensinado. Só pode ser encorajado”
Falar sobre escola é falar de missão, de propósito, falar de percepção e sensação. Eu e meu time de professores, coordenadores e todos os nossos colaboradores temos sentido uma inquietação em nossa “alma de educadores”. Sim, para nós educar é coisa que vem da alma, tem sentimento, tem emoção, tem paixão. E essa inquietação vem dos olhos e olhares dos nossos alunos, olhos que são espelhos refletindo sua própria alma para nós, que nos mostram novas necessidades que vão além da lousa, do giz, da apostila, conduzem a fronteiras antes inimagináveis. Aliás, não há mais estas “tais fronteiras”, o conhecimento vem de tantos lugares através das ferramentas digitais.
Esses “espelhos que nos olham” querem o conhecimento, querem o saber com sabor, com gosto de “quero mais”. Desejam imensamente expressar seus sentimentos e emoções. Ter uma escola que apresente esse “sabor” é o que acreditamos que fará a diferença. Entendemos que há novas demandas vindas das famílias, que têm uma jornada de trabalho aumentada e crianças e adolescentes têm todo um universo tecnológico a um toque.
Temos feito um trabalho que nos dá clareza e consciência desta realidade: de ampliar o “saber saboroso”, o conhecimento com olhares experientes, de livros e de vida, mantendo-nos atualizados, com a intensão de os “encorajar ao voo”, ressignificando esse espaço da educação, abrindo essa alma inquieta de educadores para nossos alunos voarem em outras línguas, acessarem a rede com direcionamento de relevância ao saber.
A missão do colégio é trazer a discussão das emoções e sentimentos como um todo, envolvendo os que participam desse processo, estender ações à comunidade nos fundamentando no conceito do crescer e contribuir. Somar valores inegociáveis como honestidade, confiança, amizade e respeito com as famílias para que possamos ter cidadãos de bem, são objetivos cultivados em nosso ambiente escolar. Uma escola com foco no aluno, em suas necessidades, desejos, sonhos, suas ideias, opiniões e seus projetos de vida é o que praticamos diariamente.
Compreendemos que para chegar com os alunos ao “futuro”, é preciso que a jornada do saber, do aprendizado de agora faça sentido e, principalmente, seja prazerosa para que eles saibam ser, saibam fazer, saibam conhecer e viver tudo o que os cercam, vivendo o presente de forma ativa e se preparando para o futuro com conhecimento e valores morais de cidadãos conscientes.



Rogéria Duarte é diretora pedagógica e mantenedora do Colégio Esquema Único de Marília
 

Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Telefone
Diretor Comercial
Marcos Flaitt
(14) 99601-3070
E-mail
redacao@revistad.com.br
apoiorevistad@gmail.com
(14) 3221-0780
Siga-nos