Agora

O momento onde tudo se concretiza
Cada dia, novas esperanças, muitas certezas, incertezas, desafios, imprevistos, acertos, erros, aprendizados, experiências, realizações. Tudo realizado na instantaneidade do presente, na intensidade do agora, onde se concretizam os feitos, as histórias de cada um de todos nós.
A grandiosidade do viver está em fazer-se inteiro e pleno em cada momento onde encontramos a orientação para as escolhas e decisões efetivas, as respostas para cada situação, a coragem para fazer, o fazer, os recomeços - se necessários -, a alegria dos bons momentos.
Assim, bem dizia Buda: “o segredo da saúde do corpo e da mente está em não lamentar o passado, não se preocupar com o futuro, nem antecipar problemas, mas viver o momento presente de modo sábio e sério”. Portanto, fixemos morada no agora e façamos nos momentos adequados e necessários curtas visitas ao passado e ao futuro.
Nos dias atuais face ao hábito da correria passamos a viver mais no automático, isto é, estamos teclando no celular, escutando música com fone de ouvido, assistindo televisão, falando com alguém, exercitando na bicicleta ergométrica, enfim, estamos envolvidos com muitas coisas ao mesmo tempo. Como é possível sentir e desfrutar o agora?
O agora é o único momento onde os atos podem se concretizar ou não. É a  gestão do agora, responsabilidade exclusiva de cada um de nós. É o que realmente temos de real, pois o tempo presente é irreversível, irrecuperável, inestocável, isto é, ou produzimos no agora ou então perdemos o momento, a oportunidade de agir, de realizar.
Reafirmamos que é no agora onde registramos nossa história, salientando que, quem deseja fazer alguma coisa sempre encontra um caminho e esse caminho é construído e trilhado no momento presente, nos “agoras” de todos os dias durante a jornada da vida.      
O agora é o presente real que recebemos a todo instante e com o qual temos a oportunidade de fazer o milagre da transformação, pois é nele que estão os nossos desejos, vontades, sonhos, verdades.
É preciso ter sabedoria para cultuar o momento único onde tudo acontece: o agora, desfrutando o prazer de cada instante, onde a vida realmente flui, pulsa e é autêntica.
Nesse momento único e precioso é imperioso vencer-se, dominar a autossabotagem, a procrastinação, as crenças limitantes, empoderar-se, elevar a autoestima, assumir o papel de gestor da história de vida, estar pleno, agir da melhor forma possível e viver o milagre da concretização: fazer acontecer no aqui e agora e ser grato por tão belos feitos, espetacularmente bem feitos.
A essência do agora está na realização, na concretização, nos resultados. É o momento que podemos escolher ser, fazer e ter. É preciso ousar, ter coragem, estar inteiro no agora para conduzir e desfrutar cada etapa do nosso processo evolutivo.
Essa força só é posta à prova quando a convocamos a nosso favor. Somos o que vivenciamos, vibramos, choramos, aprendemos, construímos no agora. Dessa forma, intensificar, explorar viver o agora é um hábito que devemos exercitar, diuturnamente até incorporá-lo aos nossos comportamentos para desfrutarmos do instante real onde tudo germina, flui e se efetiva.
Sigamos os ensinamentos de Buda e sejamos sábios, façamos uso do nosso potencial ilimitado, assumamos o papel de gestor da nossa história, executemos com competência  e vivamos conscientes, sentindo e valorizando cada instante, pois a vida é um sublime dom de Deus para ser vivido intensamente com plenitude no exato momento que acontece, agora!
 
João Paulino Quartarola é administrador de empresa, especialista em psicanálise clínica e personal coach. O e-mail é jpquartarola@terra.com.br.

Compartilhe!
Deixe seu comentário

Veja
Também

Telefone
Diretor Comercial
Marcos Flaitt
(14) 99601-3070
E-mail
redacao@revistad.com.br
apoiorevistad@gmail.com
(14) 3221-0780
Siga-nos