Tratamento com implantes dentários

Confira o que você precisa saber para realizar seu procedimento com segurança


Você sabe o que é protocolo dentário? Protocolo dentário, ou prótese do tipo protocolo, é uma prótese dentária parafusada sobre um implante, superior ou inferior, tratamento indicado para pessoas que perderam todos ou quase todos seus dentes.
Agora, se você precisa realizar o tratamento com implantes dentários, deve conhecer todo processo de tratamento. O primeiro passo para realizar o seu implante dentário é fazer uma consulta de avaliação com um profissional capacitado e competente. “É preciso avaliar a estética da gengiva, biotipo e força dos músculos da mandíbula, quantidade e qualidade de osso disponível para suporte do implante, doenças sistêmicas, hábitos como bruxismo, diabetes, entre outros. Limitações ósseas ou restrições anatômicas podem impedir a realização do tratamento, por isso, consulte-se sempre com quem é referência em implantes dentários”, ressalta o professor doutor Marcelo Rodrigues, diretor da unidade Oral Sin Marília.
Na consulta de avaliação é também analisada a necessidade de um tratamento chamado enxerto ósseo. “Alguns pacientes que já não tem os dentes há muito tempo sofrem perda óssea, ou seja, o osso que daria sustentação ao pino do implante não está mais lá, e é necessário fazer então este tratamento. O único profissional apto para avaliar o caso de cada paciente é o dentista especializado em implantes dentários”, explica o odontologista.
Após a consulta de avaliação, fica definido um plano de tratamento personalizado e condizente com o caso clínico de cada paciente. Tal plano fará a previsão de consultas e procedimentos que o paciente se submeterá nesse período, que
é agora realizado em duas etapas: a etapa cirúrgica e a etapa protética. Quando realizado em uma clínica profissional, como a Oral Sin Implantes de Marília, o processo é seguro e devolve ao paciente a força da mastigação e qualidade de vida.

A etapa cirúrgica consiste na instalação dos implantes, os parafusos de titânio no tecido ósseo, sempre que realizada em uma clínica referência, é um processo tranquilo e de rápida recuperação para a segunda fase. Já a etapa protética acontece após o período recomendado pelo dentista para que ocorra a ósseo integração, ou seja, o osso se recupera ao redor da prótese de titânio e a integra 100%. Nessa fase, são feitas as moldagens e a confecção dos dentes protéticos. O protocolo sobre implante é colocado em posição e parafusado sobre os implantes dentários.
E quais são os benefícios do implante dentário? “São muitos! O protocolo dentário é fixo, o que permite uma mastigação perfeita e uma estética facial, fazendo-o sentir como se fossem dentes naturais. Os implantes dentários previnem dores, desconfortos e tem alta durabilidade”, detalha o especialista.
É muito importante lembrar que o tratamento com implantes dentários deve ser sempre realizado por profissionais capacitados e tecnicamente preparados. Por isso, confie sempre em quem entende do assunto.

Marcelo Rodrigues (CRO-SP 53.842) é diretor da unidade Oral Sin Marília. Possui graduação em Odontologia pela Universidade de Marília – UNIMAR (1993), mestrado em Ciências Biológicas (Fisiologia) pela Universidade
Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho (1999) [UNESP – Botucatu] e Doutorado em Estomatopatologia pela Faculdade de Odontologia de Piracicaba (FOP – UNICAMP – 2008). Atualmente é professor titular de Patologia da Universidade de Marília. Tem experiência na área de Odontologia, Patologia e
Anatomia Patológica, com ênfase em estomatologia.

Instagram: @oralsinmarilia

Compartilhar no
Tratamento com implantes dentários