Cirurgia personalizada

Centro de Microcirurgia de Olhos Dr. Dagoberto Teixeira
utiliza inteligência artificial no tratamento de catarata

A cirurgia de catarata é o procedimento médico mais realizado no mundo, dentre todas as especialidades. Além da remoção da catarata – doença que consiste na opacificação de uma estrutura ocular chamada cristalino – a cirurgia hoje permite corrigir, conjuntamente, outras aberrações oculares, proporcionando, muitas vezes, a independência dos óculos para os pacientes. Com isso, a evolução dos equipamentos que assegurem maior precisão nos cálculos de erros refrativos se torna ainda mais relevante.

Desde o surgimento das lentes intraoculares (LIO), há muitas décadas, diversos tipos de exame foram desenvolvidos para que se aprimorasse o cálculo do grau exato dessas estruturas, implantadas nos olhos para substituir o cristalino. Contudo, a mais recente evolução da Oftalmologia consiste no uso de equipamentos capazes de examinar os olhos continuamente durante a cirurgia – os chamados aberrômetros intraoperatórios. “Continuamos a realizar exames pré-cirúrgicos e, no momento da cirurgia, para refinar ainda mais esse resultado, o equipamento nos auxilia com análises contínuas, primeiro nos dizendo qual é o grau exato da LIO e, em seguida, nos orienta sobre o posicionamento exato da lente. Isso auxilia o cirurgião a melhorar seu desempenho durante o procedimento, entregando resultados ainda mais próximos da visão natural”, explica o médico. “São mudanças milimétricas, mas que fazem total diferença para ampliar o conforto visual do paciente, visando evitar que um novo procedimento corretivo tenha de ser feito no futuro”, completa.

O equipamento realiza capturas extremamente rápidas, apontando, com guias virtuais, melhor posicionamento para aquela determinada lente e para aquele paciente em específico, tornando o procedimento extremamente personalizado.
Além de toda essa tecnologia, o sistema desse aberrômetro possui um banco de dados na nuvem no qual são armazenadas as informações de todos os pacientes que já passaram pela mesma cirurgia, em todo o mundo. “Com base nos algoritmos (sequências de dados matemáticos) desses dados coletados, o desempenho e o nível de precisão nas cirurgias futuras são aprimorados dia a dia. É uma tecnologia que colabora para refinar nosso trabalho e trazer ainda mais segurança a nós, cirurgiões. É como uma espécie de plano de voo, que nos
ajuda a ter mais precisão”, explica o médico.

SAIBA MAIS
O Centro de Microcirurgia de Olhos Dr. Dagoberto Teixeira fica na Avenida Rio Branco, 642, Alto Cafezal. O telefone para contato é o (14) 3422-5306.
Responsável técnico: Dr. Dagoberto Teixeira Filho (CRM 46.001)

Site: http://www.dr-dagoberto.com.br/
Instagram: @drdagoberto
Facebook: Dr. Dagoberto Teixeira – Centro de Microcirurgia de Olhos

Compartilhar no
Cirurgia personalizada